domingo, 17 de março de 2019

Dependentes...




Às vezes nos tornamos dependentes de palavras, de gestos de atenção e reciprocidade... E todo vício quando não saciado gera efeitos colaterais!
É preciso altas doses de amor próprio para não buscarmos fora de nós o que ninguém tem a responsabilidade de nos dar, pois esse desejo é apenas nosso!

Tatiana Moreira





8 comentários:

  1. Independência emocional é provavelmente a mais difícil de se conquistar.
    Carências e idealizações são grande parte da raíz dessas dependências e isso contempla praticamente tudo: relacionamento, estudos, profissão etc.
    Vaidade também gera isso aí, tem gente que vive muito pra se exibir e ter o reconhecimento alheio, se esse reconhecimento não chega bate um vazio.

    Acho até que vai além de amor próprio a questão. A gente tem que procurar ter os pés no chão, quase todo mundo está sujeito a esse tipo de situação em algum momento, até nisso temos que ter humildade em reconhecer.
    A questão social pesa muito nessa hora, por mais que você reconheça seus talentos e valores uma resposta negativa das pessoas por qualquer motivo que seja pode mexer com essa confiança.
    Maturidade independente de idade tem como uma de suas características conseguir se enxergar de forma realista e conseguir enxergar também de forma realista o contexto no qual se está inserido. E ver o que pode ser melhorado, deve ser corrigido etc.
    A maioria das questões de nossas vidas são nossas, tentar colocar essas "responsabilidades" em cima de terceiros ou de dinheiro pode ser apenas mais uma fuga da realidade, que no fundo a maioria das pessoas sabe qual é, mas não sabe como resolver.

    Anônimo Analítico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, acho que ainda não estamos preparados para viver sem essa tal de dependência Emocional. Nos falta ainda muito autoconhecimento para nos equilibrar nos altos e baixos da vida!
      Você citou bem um dos nossos pecados capitais: Vaidade! O reconhecimento alheio ainda nos incomoda, nos fere, nos engrandece ou diminui...

      Assumir o que nos cabe, tomar posse das nossas responsabilidades é fundamental para a nossa própria evolução (salvação!)!

      Feliz semana Anônimo Analítico...
      Gratidão por estar aqui!

      Excluir
  2. Dependendo das circunstâncias nós ficamos à mercê de nossas carências aí o bicho pega!
    Beijo Tati
    Nathy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso é tão importante o tal do autoconhecimento!
      Quando nos conhecemos a fundo percebemos melhor quem em nossa mente está no comando: O adulto ou a criança?
      Vamos em frente e enfrente Nathy!
      Grande beijo

      Excluir
  3. Tudo precisa ser dosado.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir